O mês de julho será especial para o vinho brasileiro. Produtores, enólogos, sommeliers, apreciadores e representantes da cadeia vitícola abriram contagem regressiva para participarem da Expovitis Brasil 2024 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo, que acontece entre 19 e 21 de julho em Brasília. O mesmo evento sedia o 3º Festival Anprovin de Vinhos de Inverno.

A Vinícola Villa Santa Maria, produtora dos Vinhos Brandina, será uma das expositoras no megaevento, que vem sendo considerado um dos mais importantes do calendário anual do segmento. A Expovitis Brasil 2024 se soma a outros grandes encontros brasileiros, mas traz características peculiares.

A feira ocorre no centro do poder político nacional, oportunidade para que milhares de servidores, diplomatas e agentes públicos conheçam de perto o esforço e os desafios da produção de vinhos, um setor que enfrenta adversidades com as altas taxas tributárias, o descaminho e o contrabando.

Além disso, o palco do evento, o Centro-Oeste, é considerado uma das novas fronteiras de expansão da vitivinicultura nacional, com o advento recente de várias vinícolas, grande investimento e forte visibilidade da mídia, dentro e fora do Brasil.

 

Neste sentido, o  evento reforça a autenticidade, a certificação e o protagonismo da cadeia nacional da viticultura. Dentro dela, estão os Vinhos de Inverno, resultantes da técnica da dupla poda.

 

E são esses vinhos, batizados de Brandina em homenagem à matriarca, que a Villa Santa Maria levará para o evento. A vinícola faz parte da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno.

A vinícola será representada no evento pelos sócio-proprietários Marco Antonio Carbonari e Célia Pinotti Carbonari.

Os vinhos Brandina somam mais de duas dezenas de títulos entre as suas principais conquistas. São premiações do Concurso Mundial de Bruxelas, Decanter Word Wine Awards, Avaliação Nacional de Vinhos e Wines of Brazil Awards, entre outros concursos.

Marco e Célia terão a oportunidade de narrar aos visitantes a história de sucesso e resiliência da Villa, a origem do sonho de plantio das uvas, a epopeia das primeiras mudas e tudo que marca o caminho de superação dos imigrantes italianos, com muito labor na terra e nos negócios. Hoje, esse legado de afeto está impresso como uma marca de destaque do vinho Brasileiro.

 

Célia e Marco Carbonari: Brandina presente

 

 

Hoje, os Vinhos de Inverno são produzidos em oito regiões do País (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal). Esses produtores associados somam aproximadamente 1,2 milhão de pés de uva plantados em suas propriedades, o que resulta numa produção anual de aproximadamente um milhão de garrafas. A expectativa é triplicar esse número pelos próximos três anos.

Já confirmaram presença na Expovitis Brasil 2024 um total de 24 vinícolas produtoras de Vinhos de Inverno.

 

A feira

Produtores, expositores e apreciadores do mundo do vinho têm em sua agenda de julho um compromisso imperdível na capital federal. A Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo – Expovitis Brasil 2024, do qual a Anprovin participa com destaque, é um evento que reunirá toda a cadeia brasileira produtora de vinhos, do terroir à taça, passando pelas tecnologias desenvolvidas e todos os setores beneficiados.

 

O objetivo dos eventos é expor a diversidade e a qualidade dos vinhos brasileiros, a força da agricultura familiar e a excelência da sua produção, da gastronomia e do enoturismo de alto padrão.

 

O consumo per capita/ano de vinhos, inclusive nacionais, tem aumentado no País, principalmente nos grandes centros urbanos. Tal consumo e novas tecnologias têm estimulado empreendedores a investirem na produção de uvas viníferas em lugares antes improváveis, como no Distrito Federal.

Outras Notícias Relacionadas