Do agro à mesa, o vinho Brandina passa por várias etapas de um rigoroso processo de produção. Tudo começa no plantio das mudas vitiviníferas e segue para as fases do desenvolvimento saudável das uvas até chegar a colheita, a famosa vindima. Quem degusta um vinho Brandina, com sua personalidade e equilíbrio, talvez não saiba que por trás desta elegância e potência há todo um passo a passo a ser seguido.

O time de campo da Villa adota rígido protocolo de produção para alcançar padrões de excelência de vinho premium. A produção da vinícola é, por exemplo, certificada pela Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin).

Essas etapas integram um pacote de cuidados com aval de um agrônomo qualificado, além de consultoria técnica e orientação da enóloga Isabela Peregrino, uma das mais conceituadas do País.

As uvas são cuidadosamente avaliadas em sua sanidade, acidez e teor de brix antes e durante a colheita. Os parreirais passam por rigoroso controle e manejo, com soluções que respeitam a biodiversidade e valorizam a interação com a natureza.

Toda a produção é verificada e avaliada antes do vinho ser engarrafado. O produto passa, por exemplo, por análises olfativa e físico-química. Essa certificação mantém o padrão de excelência de um vinho com alta reputação no mercado, que seguiu todos os requisitos de segurança.

A Villa produz sete variedades de uva (Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Viognier). Destas, apenas a Chardonnay é colhida no Verão. As demais são colhidas no Inverno.

Depois de colhidas, as uvas são processadas no Sul de Minas Gerais, ou seja, o processo de vinificação e envase ocorre na Vitacea Enológica, empresa especializada e maior prestadora de serviço do Brasil neste setor.

O início de tudo

Tudo começa no início dos anos 2000, com a chegada da família Carbonari ao Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), na Serra da Mantiqueira, num cenário que inspirou não só um projeto de alto relevo econômico, mas também profundamente integrado com a natureza e a comunidade.

 

É nesta época que são plantadas as primeiras mudas. Em aproximadamente uma década de trabalho veio a confirmação de que a Villa Santa Maria estava no caminho certo, dando por concluída a etapa experimental.

 

É então o início da vinha profissional, com investimentos significativos e contratação de mão de obra, com preferência total dos próprios moradores do bairro do Baú, em São Bento do Sapucaí. Em 2018, o vinhedo é ampliado com o plantio de mais 40.000 pés, totalizando aproximadamente 60 mil pés, numa caminhada longa, porém muito prazerosa.

Todo o esforço empresarial ocorre com a assessoria e supervisão do maior especialista em vinhos de Inverno do Brasil, o professor Murillo Albuquerque Regina, e também com a orientação da enóloga Isabela Peregrino.

O suporte profissional e o terroir da Mantiqueira acabam, portanto, por viabilizar um resultado extraordinário, atestado por sucessivas premiações nacionais e internacionais e frequente interesse de reportagens de blogueiros, influenciadores, jornalistas do segmento do vinho e a mídia em geral.

 

A experiência sensorial dos vinhos Brandina tem sido destacada como um diferencial único pelos apreciadores, mas sobretudo reconhecida como produto de excelência em concursos nacionais e internacionais.

 

Os vinhos Brandina colecionam prêmios em competições renomadas, como o Concurso Mundial de Bruxelas; Decanter Word Wine Awards; Avaliação Nacional de Vinhos; Wines of Brazil Awards e Brazil Wine Challenge, entre outros.

O nome de batismo do vinho é uma carinhosa homenagem à matriarca da família, a Vó Brandina, já falecida. Uma história de superação dos imigrantes italianos e de muito labor na terra e nos negócios. Esse legado de afeto e saudade está hoje impresso como uma marca de destaque.

A Villa Santa Maria disponibiliza a sua loja virtual para compra dos Vinhos Brandina. Confira.

 

Outras Notícias Relacionadas