O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Bento do Sapucaí tem novos membros e comando. Desde o final do mês passado, após processo público de escolha, o Comtur definiu quem ocupará os seus assentos no biênio 2024/2025. A empresária e arquiteta Célia Pinotti Carbonari, que tem assumido múltiplas tarefas e desafios no trabalho envolvendo o turismo no estado de São Paulo, foi eleita a presidente do Comtur.
Sócia-proprietária da Vinícola Villa Santa Maria, Célia Pinotti Carbonari ocupa outras funções de destaque em colegiados estaduais e nacionais que valorizam o setor turístico, com esforços para a promoção do desenvolvimeento econômico e de fomento a novas oportunidades de investimentos, renda e emprego.
A Estância Climática de São Bento do Sapucaí, aliás, é um dos municípios mais admirados do País e destino turístico de altíssima relevância no Sudeste brasileiro.
A eleição que definiu os novos membros do Conselho ocorreu no dia 27 de março no Centro Cultural Municipal Luzia Maria da Cruz (antigo cinema da cidade). Um dia depois, com a chapa eleita e definida, a presidência do Comtur foi selada com o nome de Célia Pinotti Carbonari.
Integram o Comtur profissionais de diferentes setores do município. Veja a sua composição na arte abaixo, após o resultado da eleição:
Estavam aptos a votar no processo de sucessão do Comtur os eleitores com título registrado em São Bento do Sapucaí. Lideranças locais destacaram a importância do voto e da participação num conselho de grande importância, já que São Bento é uma estância turística, cuja receita, arrecadação pública e economia saem predominantemente do turismo.
Entenda o papel do Comtur
A nova gestão do Conselho Municipal de Turismo foi oficializada em reunião ordinária ocorrida no dia 28 na Casa da Cultura Professor Miguel Reale. O Comtur é resultado de esforços do poder público e da sociedade civil. Ele tem caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das atividades turísticas desenvolvidas no município.
Além disso, discute, promove e formula propostas de ação para o desenvolvimento do turismo municipal, para um crescimento ordenado. O Conselho tem o poder de sugerir propostas, que são repassadas para a chefia do Executivo, que, por sua vez, estudará o modo de viabilidade da implantação.
Com roteiros turísticos versáteis, São Bento do Sapucaí é uma joia da Serra da Mantiqueira paulista.
Seus visitantes buscam atrações de esportes, aventura, natureza, bem-estar, cultura, artes, tradições e enogastronomia. Seus roteiros e passeios atraem milhares de turistas todas as semanas, num fluxo que tem respeitado as suas virtudes ambientais e sustentáveis.
A nova presidente do Comtur, Célia Pinotti Carbonari, agradeceu o apoio que recebeu e disse que assume o desafio com “muita responsabilidade”. Para ela, a riqueza cultural do município e as belezas naturais transformam São Bento num paraíso turístico. “É com satisfação que assumirei essa função, sabendo da seriedade e importância de um Conselho tão estratégico para a nossa cidade”, finalizou.
Confira o currículo de Célia Pinotti Carbonari
Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Bento do Sapucaí (biênio 2024-2025)
Sócia e administradora da Vinícola Villa Santa Maria, intimamente ligada ao bairro do Baú e ao município em diversas atividades;
Presidente da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo – Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento;
Membro da Câmara Federal de Vinhos e Derivados, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
Secretaria Executiva do Enoturismo Brasil, Membro da OMET – Organização Mundial do Enoturismo
Coordenadora do Programa Agroturismo Alto da Mantiqueira, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Eleita uma das lideranças femininas do agro no Estado de São Paulo