A Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (SP), produtora dos vinhos Brandina, abriu 2023 como encerrou 2022: sendo fonte de pautas jornalísticas de veículos da imprensa tradicional e especializada. O elegante complexo turístico e a qualidade de seu portfólio têm atraído cada vez mais o interesse de profissionais da Comunicação. Desta vez, a VSM foi destaque em site espanhol dedicado ao universo dos vinhos e do enoturismo, o Cata del Vino.

A reportagem publicada pelo veículo é assinada pelo jornalista e enófilo Guillermo Cesar Gomez, que foi atraído pelo que ouviu entre apreciadores de vinho e estudiosos da produção nacional. Guillermo entrevistou os proprietários da vinícola Villa Santa Maria para conhecer a sua história e aprofundar o debate sobre a técnica da dupla poda, que viabiliza os chamados Vinhos de Inverno.

Célia Pinotti Carbonari (empresária, arquiteta e responsável conceitual pelo complexo enogastronômico) e Mario Augusto Carbonari (empresário e responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da VSM) conversaram com o jornalista. Veja a reportagem no site espanhol clicando no link abaixo:

 

https://www.catadelvino.com/blog-cata-vino/los-grandes-vinos-de-la-bodega-de-villa-santa-maria

 

 

Na reportagem, o jornalista lembra que os vinhos Brandina têm merecido a chancela de concursos nacionais e internacionais, por meio de medalhas e recomendações, e observa que a história da vinícola “começou como a de muitas empresas familiares, que depois de anos na cidade grande buscam um lugar tranquilo no Interior para contemplar a natureza e descansar”. Guillermo completa que assim que a família chegou ao Vale do Baú “o encanto da natureza foi imediato, além disso, o local guardou a memória da família, pois seu passado estava ali, e foi uma agradável redescoberta de suas raízes.”

 

O site elogia a filosofia de trabalho e o esforço pela busca de uma produção de excelência, classificando a Villa como “moderna” e produtora de “grandes vinos”.

 

“Eles aprenderam que esta região é muito rica em clima, solo. Os 90 hectares da propriedade, incluindo a parte social, representam não só a incrível oportunidade de seguir uma linha de vinhos reconhecida internacionalmente, mas também o amor pela natureza e o encanto da Serra da Mantiqueira”, define o jornalista, que realça a curadoria feita pelo pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, presidente da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) e maior especialista do ramo no Brasil.

O jornalista espanhol ressaltou que considera os Vinhos de Inverno, como os que são produzidos pela Villa Santa Maria, como marcantes, autênticos e grande personalidade. “O vinho da Adega Santa Maria é um vinho como poucos no mundo e deveria estar nas adegas de todos os enófilos”, definiu o jornalista do site Cata del Vino.