Um dos selos de maior credibilidade do Brasil no mundo do vinho acaba de referendar uma importante iniciativa de vinícolas do estado de São Paulo. A revista Wine dedicou em sua edição de fevereiro de 2024 uma ampla reportagem sobre a formação da Wines of São Paulo, uma união de empreendimentos cujo objetivo essencial é trabalhar no fomento de vinhos premium produzidos no estado, especialmente os obtidos por meio da técnica da dupla poda, que resulta na produção dos chamados Vinhos de Inverno.

Em seu editorial de abertura, o CEO da revista Wine, Marcelo D’Arlenzo, destacou que a reportagem das vinícolas paulistas vai ao encontro do propósito da publicação, que também é apoiar e celebrar a indústria nacional do vinho. “É por isso que estamos indicando um passeio pelas vinícolas em São Paulo”, resume. O CEO ressalta que teve “o prazer” de conhecer o empresário e produtor Luiz Biagi, que lidera o projeto.

A reportagem exclusiva foi publicada na Seção ROTA. O texto mostra os encantos do Interior de São Paulo, seus respectivos vinhos e a técnica inovadora da dupla poda, que revolucionou o mercado de vinhos no País.

 

 

Entenda

A Wines of São Paulo é uma espécie de clube cujo objetivo primordial é promover os vinhos produzidos no estado para o mercado interno e externo. Outro foco da Wines of São Paulo é a comercialização de vinhos premium em restaurantes e hotéis de luxo, para um público qualificado.

A ideia é tornar os vinhos paulistas um objeto de desejo entre seu público cada vez mais exigente e trabalhar para que os rótulos paulistas sejam cada vez mais conhecidos e apreciados.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), o estado de SP responde por quase 25% da produção nacional do segmento da dupla poda. O cultivar mais plantado e que melhor se adaptou é a uva Syrah. Mas há outras variedades de grande resposta produtiva. Não se faz vinho bom de uva ruim, é a máxima de quem conhece do ofício.

 

Vinícolas paulistas consolidam projetos enoturísticos e formam a Wines of São Paulo

 

 

 

União de vinícolas

O líder desse projeto é o empresário Luiz Biagi, um dos mais influentes e admirados do agronegócio brasileiro. Biagi é o proprietário da Fazenda Cravinhos, a 20km de Ribeirão Preto, uma região historicamente quente e que poderia ser considerada inadequada para a produção de uvas e vinhos. O projeto teve início no final de 2019, após o empresário visitar outras vinícolas no Interior de São Paulo e se convencer de que aquela região era propícia para a produção de uvas viníferas.

O que explica essa situação favorável, a mesma de outras regiões paulistas que hoje produzem vinhos de Inverno, é a junção das virtudes mais propícias para a tecnologia da dupla poda. A altitude de Cravinhos, acima de 800 metros e a grande amplitude térmica, com dias mais quentes e noites mais frias, chegando até 20 graus em alguns períodos. “Minha inspiração para esta iniciativa veio dos amigos Paulo Brito, da Vinícola Guaspari, e Beto Lorenzato, da Vinícola Marquese Di Ivrea, ao visitar suas vinícolas, já consolidadas, no Interior de São Paulo”, explica Luiz.

O empresário reforça que a Wine of São Paulo surgiu, portanto, da percepção de que era preciso unir as vinícolas do estado de São Paulo que produzem e comercializam vinhos de alta qualidade.

 

“Essas empresas também atuam no ramo do enoturismo, ou turismo enogastronômico, e possuem interesses comuns”, acrescenta.

 

Segundo Biagi, “o ponto central dessa união foi a constatação da grande qualidade desses vinhos, por meio de premiações que as vinícolas vêm recebendo em importantes concursos nacionais e internacionais, e da necessidade de unir as iniciativas para difundir essa qualidade aos consumidores brasileiros, que ainda pouco conhecem a respeito”.

Ele pontua ainda que a Wine of São Paulo tem como intenção fortalecer uma cadeia de enoturismo que vem rapidamente se desenvolvendo e pode possibilitar aos brasileiros, especialmente aos paulistas, viver experiências incríveis ligadas ao mundo dos vinhos, em vinícolas extraordinárias, localizadas em suas próprias regiões ou muito próximas a elas.

Fazem parte da Wines of São Paulo as seguintes vinícolas: Casa Verrone (Itobi), Vinícola Biagi (Cravinhos), Villa Santa Maria (São Bento do Sapucaí), Marchese di Ivrea (Ituverava), Arcano (Franca), Terras Altas (Bonfim), Guaspari (Espírito Santo do Pinhal) e Família Davo (Ribeirão Branco).

A reportagem vai da página 42 à 46 e, no caso da Villa Santa Maria, são utilizadas fotos do complexo e de seu vinho Brandina Rosé. Saúde!

 

Capa da revista – Repodução