A Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), expôs os seus vinhos medalhados e compartilhou a sua experiência no enoturismo na segunda edição do Festival de Vinhos de Inverno que ocorreu entre 16 e 18 de junho no Grande Hotel Campos do Jordão. Associada da Anprovin, a Villa Santa Maria foi uma das 18 vinícolas que apresentaram a sua produção durante o festival. Todo o comando diretivo da Villa esteve presente ao evento, interagindo com o público e colaborando com a organização do festival.

O empresário Marco Antonio Carbonari, por exemplo, é proprietário da Villa e diretor de marketing da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin). Célia Pinotti Carbonari, sócia-propritária da Villa, é presidente da Câmara Setorial de Viticultura, Uvas e Derivados do Estado de São Paulo. Mario Augusto Carbonari, sócio-proprietário e responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa, integra a Anprovin.

Outros membros do time da Villa deram suporte ao evento, entre eles o sommelier Christian Pinotti, que levou o seu conhecimento sobre o terroir do Vale do Baú para um público ávido por informação de qualidade.

 

 

Empresários, autoridades, lideranças do agronegócio, influenciadores, jornalistas, sommeliers, enólogos, enófilos e apreciadores do vinho marcaram presença no festival. O evento evidenciou a importância que os Vinhos de Inverno têm na viticultura nacional, uma nova fronteira que tem sido ocupada por meio de investimento, qualificação e esforço dos produtores.

O festival ganhou grande destaque na mídia. Emissoras de TV, jornais, sites e blogs especializados no mundo do vinho enviaram equipes para a cobertura. O time Villa concedeu entrevistas ao longo do evento.

 

 

A propriedade da Villa Santa Maria, que fica pertinho de Campos do Jordão, dispõe de aproximadamente 70 mil pés de uva, dos quais 40 mil produzindo, nas variedades Chardonnay, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Syrah, Merlot e Viognier. Destas, apenas a Chardonnay é safra de Verão. As demais são colheita de Inverno.

 

A Villa produz os rótulos Brandina, uma homemnagem à matriarca da família, a Vó Brandina, já falecida.

 

O portfólio da vinícola soma 16 títulos entre as suas principais conquistas. As últimas são as duas medalhas do concurso 2023 da Decanter, o mais prestigiado e influente do mundo. O Assemblage 2020 e o Sauvignon Blanc 2021 receberam medalhas de prata nesta edição.

A Villa traz ainda, com orgulho e satisfação, premiações do Concurso Mundial de Bruxelas (duas vezes); da própria Decanter Word Wine Awards; da Avaliação Nacional de Vinhos; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos.