Numa iniciativa inovadora, de produzir Vinhos de Inverno na Serra da Mantiqueira, a Vinícola Villa Santa Maria investiu em um projeto arrojado, em altitude e clima peculiares, em serras geladas e ensolaradas. Em 2004, quando foram plantadas as primeiras mudas, a vinícola se tornou a pioneira no cultivo de uvas viníferas na região, originando vinhedos que mais tarde cobririam as encostas do complexo enogastrônomico. Daí nasceu um vinho genuíno, o Brandina, antigo sonho da família Carbonari, que o batizou com o nome da matriarca.

Foram anos de pesquisa e desenvolvimento para chegar ao resultado atual, um vinho com autêntico protagonismo que reflete o terroir  tão especial do Vale do Baú, e das colheitas de Inverno. O Brandina, com seus vinhos premiados pelo Concours Mondial de Bruxelles, reflete o melhor dos Vinhos de Inverno. Atualmente  o portfólio Brandina oferta vinhos tintos, roses, brancos e espumantes, todos com  reconhecida excelência por parte de especialistas e clientes.

Vinhedos

As espécies escolhidas para o nosso vinhedo foram as Vitis Vinífera, para a produção dos vinhos finos. As castas que se adaptaram de maneira única nas serras foram  as francesas, da região de Bordeaux, Cabernet SauvignonCabernet Franc e Merlot,  a Chardonnay da região de Borgonha, e o Syrah, oriundo da parte francesa do Rio Rhône. Estamos cultivando também a Sauvignon Blanc e iniciando o cultivo da Viognier.

Hoje são 60 mil pés  nas terras da vinícola, 30 mil em produção.